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Bilhete Único Especial

Os tipos de Bilhete Único Especial são:
Bilhete Único Especial - Idoso;
Bilhete Único Especial - Pessoa com Deficiência;
Bilhete Único Especial - Gestante;
Bilhete Único Especial - Obeso.

Todos os cartões podem ser utilizados nos validadores dos ônibus municipais, da CPTM e do Metrô.

Para quem tem 60 anos ou mais, basta enviar os documentos pelo Correio, para a Caixa Postal 77075 -

CEP:01014-970

Cópias Autenticadas: Documento de identificação oficial com foto (RG, CNH, CIE); CPF.

Cópia Simples: Comprovante recente

de residência – máximo 06 meses (conta de telefone, luz, gás, etc.;

1 foto 3x4 recente (padrão documento); Informação do número(s) de telefone para contato. Obs.: Três meses antes de completar 60 anos os idosos já podem enviar a documentação.

Se preferir entregar nos Postos de Atendimento, acesse para saber quais são os procedimentos.

Outras Dúvidas

Compareça a um dos 17 Postos de Atendimento, de 2ª a 6ª, das 8h às 16h, com seu RG e comprovante de endereço com CEP(original e cópia). Terá direito ao benefício a pessoa cujo IMC - Índice de Massa Corporal (calculado com a divisão do peso pela altura ao quadrado) for superior a 39,9, comprovado pelos atendentes dos Postos de Atendimento. Não há necessidade de apresentação do laudo médico.

Ao obeso é permitido o embarque e desembarque dos ônibus urbanos pela porta dianteira, mediante o pagamento da tarifa e a apresentação do cartão ao motorista, conforme previsto na Lei nº 11.840 de 28/06/95.

Outras Dúvidas

Após efetuar o CADASTRO ON-LINE, você vai gerar o Relatório Médico que será preenchido pelo médico de sua escolha, que também deve estar cadastrado. Para efetivar a solicitação, você precisa comparecer a um dos 17 Postos de Atendimento, de 2ª a 6ª, das 8h às 16h e apresente:
- documento de identificação com foto (original e cópia);
-
comprovante de endereço recente com CEP (original e cópia);
- Relatório Médico válido por 90 dias (preenchido e assinado pelo médico); e laudo de exames, quando estabelecido no Anexo I da Portaria Intersecretarial SMT/SMS 001/11.

Outras Dúvidas

O embarque e desembarque devem ser feitos pela porta da frente do veículo, mediante o pagamento da tarifa e a apresentação do cartão, sem isenção da tarifa.

As interessadas deverão comparecer a um dos 17 Postos de Atendimento, de 2ª a 6ª, das 8h às 16h, com originais e cópias do RG, comprovante de endereço e atestado médico indicando o período de gestação.

Outras Dúvidas

RECARGA
    Idosos e deficientes

    Sua passagem é gratuita. Por isso, não é preciso recarregar o seu bilhete.


    Gestantes e obesos

    Você pode recarregar seu bilhete nos
    Postos Autorizados ou nos mais de 10 mil
    Pontos de venda.

SEGUNDA VIA

Apresente um comprovante de residência recente, Documento de Identificação com foto (original e cópia) ou Certidão de Nascimento (quando menor de idade e não possuir RG) e Boletim de Ocorrência Policial, relatando a perda/roubo ou furto do cartão (Gestante/Obeso ou Pessoa com Deficiência).

Locais de Atendimento

Idoso: Não precisa ir ao Posto. Solicite o bloqueio e confirme seu endereço na Central 156/Capital ou 0800-0550121 CPTM, em outros municípios.
Gestante e Obeso: Postos de Atendimento
Pessoa com Deficiência: Postos de Atendimento




BLOQUEIO

Quando ocorrer perda, furto ou roubo do Bilhete Único Especial, o usuário deverá, imediatamente, solicitar o bloqueio, mediante telefonema para a Central de Atendimento 156, ocasião em que será confirmado o nome e o número do RG.



RENOVAÇÃO/REVALIDAÇÃO

Idoso - O benefício tem validade de 5 anos. Nesse período, o benefício se renovará quando o cartão for usado nos ônibus e nas estações do Metrô/CPTM.
Aniversariante até 30/06/2014 deve ir a um Posto de Atendimento.

 

Pessoa com Deficiência - Faça o CADASTRO ON-LINE e apresente os documentos (originais e cópias) exigidos para a concessão do benefício e reinicie o processo.

DÚVIDAS