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Bilhete Único Especial

Os tipos de Bilhete Único Especial são:
Bilhete Único Especial - Idoso;
Bilhete Único Especial - Pessoa com Deficiência;
Bilhete Único Especial - Gestante;
Bilhete Único Especial - Obeso.

Todos os cartões podem ser utilizados nos validadores dos ônibus municipais, da CPTM e do Metrô.

Para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, que residam no Município de São Paulo ou na Região Metropolitana incluindo as cidades de Botujuru, Campo Limpo Paulista, Jundiaí e Várzea Paulista.

Para se cadastrar, compareça aos Postos na Subprefeitura de 2ª a 6ª, das 8h às 16h, com os seguintes documentos:

- Carteira de Identidade - RG (original e cópia);
- Comprovante de endereço recente (máx. seis meses): conta de água, luz, telefone ou outro documento de comprovação (original e cópia);

A foto para o cartão é feita no local do cadastramento, sem custo. Tem validade anual e deve ser renovado próximo a data de aniversário.

Outras Dúvidas


Compareça a um dos 17 Postos de Atendimento, de 2ª a 6ª, das 8h às 16h, com seu RG e comprovante de endereço com CEP(original e cópia). Terá direito ao benefício a pessoa cujo IMC - Índice de Massa Corporal (calculado com a divisão do peso pela altura ao quadrado) for superior a 39,9, comprovado pelos atendentes dos Postos de Atendimento. Não há necessidade de apresentação do laudo médico.

Ao obeso é permitido o embarque e desembarque dos ônibus urbanos pela porta dianteira, mediante o pagamento da tarifa e a apresentação do cartão ao motorista, conforme previsto na Lei nº 11.840 de 28/06/95.

Outras Dúvidas

Após efetuar o CADASTRO ON-LINE, você vai gerar o Relatório Médico que será preenchido pelo médico de sua escolha, que também deve estar cadastrado. Para efetivar a solicitação, você precisa comparecer a um dos 17 Postos de Atendimento, de 2ª a 6ª, das 8h às 16h e apresente:
- documento de identificação com foto (original e cópia);
-
comprovante de endereço recente com CEP (original e cópia);
- Relatório Médico válido por 90 dias (preenchido e assinado pelo médico); e laudo de exames, quando estabelecido no Anexo I da Portaria Intersecretarial SMT/SMS 001/11.

Outras Dúvidas

O embarque e desembarque devem ser feitos pela porta da frente do veículo, mediante o pagamento da tarifa e a apresentação do cartão, sem isenção da tarifa.

As interessadas deverão comparecer a um dos 17 Postos de Atendimento, de 2ª a 6ª, das 8h às 16h, com originais e cópias do RG, comprovante de endereço e atestado médico indicando o período de gestação.

Outras Dúvidas

RECARGA
    Idosos e deficientes

    Sua passagem é gratuita. Por isso, não é preciso recarregar o seu bilhete.


    Gestantes e obesos

    Você pode recarregar seu bilhete nos
    Postos Autorizados ou nos mais de 10 mil
    Pontos de venda.

SEGUNDA VIA

Para fazer a solicitação apresente um comprovante de residência recente, um comprovante de residência recente, Documento de Identificação com foto (original e cópia) ou Certidão de Nascimento (quando menor de idade e não possuir RG) e Boletim de Ocorrência Policial, contendo texto relatando a perda/roubo ou furto do Bilhete Único Especial (Idoso/Gestante/Obeso ou Pessoa com Deficiência).


Locais de Atendimento
Idoso: Postos na Subprefeitura
Gestante e Obeso: Postos de Atendimento
Pessoa com Deficiência: Postos de Atendimento




BLOQUEIO

Quando ocorrer perda, furto ou roubo do Bilhete Único Especial, o usuário deverá, imediatamente, solicitar o bloqueio, mediante telefonema para a Central de Atendimento 156, ocasião em que será confirmado o nome e o número do RG.



RENOVAÇÃO/REVALIDAÇÃO
Idoso - O cartão tem validade anual e deve ser revalidado pessoalmente, próximo a data de aniversário, em um posto na Subprefeitura.
Pessoa com Deficiência - Para fazer a renovação faça o CADASTRO ON-LINE e apresente os mesmos documentos (originais e cópias) exigidos para a concessão do benefício e reinicie o processo.
DÚVIDAS