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Bilhete Único Especial

Os tipos de bilhetes são:
Bilhete Único Especial - Idoso;
Bilhete Único Especial - Pessoa com Deficiência;
Bilhete Único Especial - Gestante;
Bilhete Único Especial - Obeso.

Todos os cartões podem ser utilizados nos validadores dos ônibus municipais, da CPTM e do Metrô.

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Para quem tem 60 anos ou mais, basta enviar os documentos pelos Correios, para a Caixa Postal 77075 -

CEP:01014-970

Cópias Autenticadas: Documento de identificação oficial com foto (RG, CNH, CIE); CPF.

Cópia Simples: Comprovante recente

de residência – máximo 06 meses (conta de telefone, luz, gás, etc.;

1 foto 3x4 recente (padrão documento); Informação do número(s) de telefone para contato. Obs.: Três meses antes de completar 60 anos os idosos já podem enviar a documentação.

Se preferir entregar nos Postos de Atendimento, acesse para saber quais são os procedimentos.

Outras Dúvidas

Compareça a um dos Postos de Atendimento, de 2ª a 6ª, das 8h às 16h, com seu RG e comprovante de endereço com CEP(original e cópia). Terá direito ao cartão a pessoa cujo IMC - Índice de Massa Corporal (calculado com a divisão do peso pela altura ao quadrado) for superior a 39,9, comprovado pelos atendentes dos Postos de Atendimento. Não há necessidade de apresentação do laudo médico.

Ao obeso é permitido o embarque e desembarque dos ônibus urbanos pela porta dianteira, mediante o pagamento da tarifa e a apresentação do cartão ao motorista, conforme previsto na Lei nº 11.840 de 28/06/95.

Outras Dúvidas

Após efetuar o CADASTRO ON-LINE, você vai gerar o Relatório Médico que será preenchido pelo médico de sua escolha, que também deve estar cadastrado. Para efetivar a solicitação, é preciso comparecer a um dos Postos de Atendimento, de 2ª a 6ª, das 8h às 16h e apresentar:
- documento de identificação com foto (original e cópia);
-
comprovante de endereço recente com CEP (original e cópia);
- Relatório Médico válido por 90 dias (preenchido e assinado pelo médico); e laudo de exames, quando estabelecido no Anexo I da Portaria Intersecretarial SMT/SMS 001/11.

Outras Dúvidas

O embarque e desembarque devem ser feitos pela porta da frente do veículo, mediante o pagamento da tarifa e a apresentação do cartão, sem isenção da tarifa.

As interessadas deverão comparecer a um dos Postos de Atendimento, de 2ª a 6ª, das 8h às 16h, com originais e cópias do RG, comprovante de endereço e atestado médico indicando o período de gestação.

Outras Dúvidas

RECARGA
SEGUNDA VIA

Apresente um comprovante de residência recente, Documento de Identificação com foto (original e cópia) ou Certidão de Nascimento (quando menor de idade e não possuir RG) e Boletim de Ocorrência Policial, relatando a perda/roubo ou furto do cartão (Gestante/Obeso ou Pessoa com Deficiência).

Locais de Atendimento

Idoso: Não precisa ir ao Posto. Solicite o bloqueio e confirme seu endereço na Central 156/Capital ou 0800-0550121 CPTM, em outros municípios.
Gestante e Obeso: Postos de Atendimento
Pessoa com Deficiência: Postos de Atendimento




BLOQUEIO

Quando ocorrer perda, furto ou roubo do Bilhete Único Especial, o usuário deverá, imediatamente, solicitar o bloqueio, mediante telefonema para a Central de Atendimento 156, ocasião em que será confirmado o nome e o número do RG.



RENOVAÇÃO/REVALIDAÇÃO

Idoso - O cartão tem validade de 5 anos. Nesse período, ele se renovará quando for usado nos ônibus e nas estações do Metrô/CPTM.

Pessoa com Deficiência - Faça o CADASTRO ON-LINE e apresente os documentos (originais e cópias) exigidos e reinicie o processo.

DÚVIDAS